ALEP vai desenvolver uma nova estratégia de comunicação institucional

Legenda: A ALEP quer estabelecer uma conexão mais efetiva com o cidadão. / Foto: Nani Gois/Alep

Na região Sul, a única Assembleia Legislativa que não realiza qualquer tipo de comunicação corporativa oficial é a do Paraná. Um estudo, entregue no início do mês ao presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), e ao primeiro secretário, Luiz Claudio Romanelli (PSB), mostra que a grande maioria dos paranaenses (82,2%) tem interesse em conhecer melhor a Assembleia Legislativa e a considera importante (76%). Esse público, no entanto, nem sempre encontra os caminhos para ter as informações que deseja sobre o seu Parlamento ou percebe a importância que ele pode ter no seu dia a dia.

O estudo entregue para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), foi patrocinado pela AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), com a adesão das entidades que congregam todos os veículos de comunicação do Paraná. O material foi encaminhado para análise da Mesa Diretora da Assembleia, que concluiu sobre a relevância desses novos dados, e a conclusão foi de que será desenvolvida uma nova estratégia de comunicação institucional na Alep. O objetivo será de estabelecer uma conexão mais efetiva do Parlamento estadual com o cidadão. Uma comissão para tratar desse tema foi criada por determinação do presidente e do primeiro secretário.

Referências – Das Assembleia dos dez Estados com o maior PIB, sete realizam algum tipo de comunicação institucional, com veiculação patrocinada de informações sobre suas atividades na mídia. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina e do Distrito Federal, que apresentaram os melhores resultados na avaliação nacional, devem servir de referência para as novas políticas de comunicação institucional que serão adotadas na Assembleia do Paraná. Atualmente, a Assembleia do Paraná não dispõe de orçamento para divulgar suas realizações, e atua na comunicação apenas com o esforço de sua equipe.

O estudo entregue à Presidência da Assembleia foi realizado pela XYZ Estratégias, a pesquisa pela Netquest (Serviços de Pesquisa e Painel On Line). O material produzido pela XYZ, esmiuçou as estratégias de comunicação das Assembleias do Brasil inteiro. Ele confirma que Assembleias, que investem na divulgação massiva de projetos e iniciativas de interesse do cidadão, alcançam bons resultados.

ALEP / Diretoria de Comunicação

O SINDEJOR-PR

O Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná foi fundado em 1994, hoje conta com 15 empresas de comunicação paranaense associadas.

O SINDEJOR-PR é um entre vários sindicatos fundadores da FENAJORE - Federação Nacional das Empresas de Jornais e Revistas, que teve seu estatuto aprovado em 19 de outubro de 2009.

Website: www.sindejor.com.br

Elton F. Cunha Santos